Cultura do Vinho

A Cultura do Vinho 8

23 de julho de 2012

O vinho Madeira,  um tesouro que nasce dentro de uma ilha!

Prezados leitores, mais um vinho de arrepiar! Sim, e este vinho que provem da ilha de mesmo nome, tem muita história e tradição para contar. Agora está chegando ao Brasil o produtor mais antigo deste vinho, a Cossart Gordon & Co., uma empresa produtora que  nasceu em 1745, sonho de dois jovens  escoceses. A partir de 1989 passou a fazer parte do poderoso grupo da família Symington, líder no segmento de vinhos generosos portugueses. Atualmente faz parte do Madeira Wine Company, grupo que reúne outras marcas famosas de vinhos Madeira.

O estilo destes vinhos da Cossart Gordon é de muita classe e profundidade, os descritores aromáticos são marcados pela elegância e em boca, são mais sutis em doçura, isto mesmo quando elaborados com a uva Malvasia(Malmsey) ou Bual. Aliás, as uvas utilizadas para elaboração destes famosos vinhos são a Verdelho, a Sercial, a Bual, a Malvasia e a Tinta Negra Mole. Cada uma com características diferentes, acrescentando ao vinho seu estilo de tipicidade único.

Nas linhas de vinhos vendidos mais jovens, a elaboração é realizada a partir de estufagem forçada em armazéns construídos para este fim. Já nas linhas de qualidade superior, o tratamento é diferenciado. Fica envelhecendo em cascos, geralmente depositados nas partes mais altas da ilha, ficando aí sujeitos as variações naturais de temperatura, método denominado “canteiro”. As temperaturas em Funchal, nestes locais onde ficam os vinhos a envelhecer, giram em torno de 18 a 22 graus Celsius durante o ano.

A linha de vinhos que chega ao Brasil é composta de nove rótulos, todos com premiações e notas relevantes,  como  de um de seus representantes, o Terrantez 1977, que recebeu  “Prêmio de Excelência” da Revista de Vinhos em 2005 e de João Paulo Martins, famoso  crítico de vinhos em Portugal, nota 7 em 8 possível, no mesmo ano.

Nada mais justo chamar estes vinhos de  “Vinhos de contemplação”,  pois são vinhos para o final de uma refeição ou para um bom charuto. Fico imaginado como deve ser prazeroso cultivar estes vinhedos históricos e morar nesta ilha paradisíaca. Seus vinhedos estão debruçados em direção ao mar(Foto) e as paisagens que ilustram essa ilha sempre nos apontam que perto do mar, com a influência do clima que é gerado em função desta localização,  sempre algo especial é possível ser criado e este é um belo exemplo!

tony@enotecadecanterbc.com.br