Vinho do Ano 2014 - Revista Gula

27 de abril de 2015

FICHA TÉCNICA DE VINHO

PRODUTOR: Kompassus

VINHO: Reserva Tinto 2011 

REGIÃO: Bairrada

CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Bairrada D.O.C.

COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 75% Baga, 25% Touriga Nacional

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 15,3° GL

ACIDEZ TOTAL: 6,4 g/L  (P.H. 3,56)

CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: Clima mediterrâneo /atlântico, caracterizado por verões com dias quentes e noites frescas, invernos suaves.

CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Solos em sua maioria de origem calcária, pobres em matéria orgânica e bastante pedregosos.

ENÓLOGOS: João Póvoa e Anselmo Mendes

ELABORAÇÃO: Colheita manual das uvas no ponto ideal de amadurecimento, intenso e municioso trabalho no vinhedo, baixos rendimentos. Desengace total dos cachos, seguido de prensagem e fermentação em cubas de inox termo-controladas.

AMADURECIMENTO: 6 meses em barricas de carvalho francês de 225, 300 e 700 litros.

ESTIMATIVA DE GUARDA: 8 anos +

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Coloração rubi de média concentração, belo halo violáceo luminoso. A fruta surge madura no olfato (ameixa, amora), bem integrada aos tons de musgo, violeta e fino especiado da barrica. Vigoroso, com frescura assinalada, frutado carnudo, marcado pela presença de taninos importantes mas de excelente quilate.

CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Maduro no olfato com ameixa, amora, musgo e finas especiarias. Vigoroso, com frescura assinalada, carnudo, excelente balanço.

DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Bochecha de porco estufada com quatro especiarias, servida com purê de couve lombarda; Peito de pato entremeado com cogumelos; Risotto com favas e chouriço português; Carnes bovinas de gordura marmorizada, grelhadas na brasa.

TEMPERATURA DE SERVIÇO: 16-18°C.

Ferrari eleito como melhor espumante do mundo

20 de abril de 2015

Ferrari Perlé - World Champion Award

A safra 2007 da Ferrari Perlè Trento DOC elaborada pela família Lunelli foi premiada com o título de “Melhor Espumante da Itália” e “Melhor Espumante do Mundo” excluindo o Champagne. 

A Ferrari Perlè Trento DOC 2007 foi coroada “World Champion Sparkling Wine OutsideofChampagne” no primeiro campeonato Champagne&Sparkling Wine World Championships, uma competição internacional dedicada exclusivamente a vinhos espumantes. O certame foi fundado pelo escritor britânico Tom Stevenson, o qual escreve sobre vinhos há mais de 30 anos. Stevenson é reconhecido como a maior autoridade mundial em Champagne. Ele escreveu 23 livros, o mais importante foi publicado internacionalmente por mais de 50 editoras e traduzido em mais de 25 línguas. Em 1986 o seu livro Champagne se tornou o primeiro livro de vinho no mundo a vencer quatro prêmios literários.

Para além do título de “Melhor Espumante do Mundo”, a Ferrari Perlè 2007 também foi premiada como o “Melhor Espumante da Itália”, certificando a sua posição como a melhor das bolhinhas da Trento DOC. A competição foi uma prestigiosa “assemblage” de mais de 650 espumantes de 16 países diferentes.

Perlè foi o primeiro vinho espumante reserva apresentado pela casa Ferrari, na safra de 1971. Ele representa a principal expressão de elegância e harmonia que se tornou célebre como o estilo da casa. O espumante é elaborado com 100% Chardonnay, oriundo exclusivamente de vinhedos próprios manejados segundo os Protocolos de Viticultura Orgânica e Sustentável de Montanha, certificados pela CSQA. Os vinhedos da Família Lunelli estão localizados em altas cotas de altitude e encrustados nas colinas prístinas do conjunto de montanhas do Trentino. 

O presidente da Cantine Ferrari MatteoLunelli comentou que se sente “cheio de orgulho pela conquista, que é um testamento da força do território único e privilegiado do Trentino, e sua extraordinária vocação para elaborar bolhas de excelência e beleza”.

 

As altas pontuações dos brancos e tintos VILLARD

10 de abril de 2015

Villard é uma viña-boutique pioneira do Chile, fundada em 1989, após anos de experiência do dinâmico Thierry Villard na Austrália. Grande especialista de vinhos brancos do fresco Vale de Casablanca, Villard também é famoso pelos seus PinotsNoirs muito requintados e sem exageros de fruta em compota, concebidos com baixos rendimentos no vinhedo. O principal crítico de vinhos chileno, Patrício Tapia, coloca os seus vinhos como os mais peculiares no cenário vinícola local: “faltan más bodegas asíen Chile”. Fonte - catálogo Decanter

 ”O Vale  de Casablanca, é uma zona reconhecida como a melhor região vinícola de clima frio do Chile, recebe a brisa do mar que estende o período de maturação das uvas, que são colhidas e selecionadas manualmente, mantendo integralmente seu sabor e intenso aroma”.


A seguir, VILLARD e suas pontuações:

Villard Fine Wines

Nos últimos meses resultados muito bons no Guia DESCORCHADOS, JAMES SUCKLING e DECANTER MAGAZINE:

DESCORCHADOS 2015:
- 94 Pts: TANAGRA 2011 “RANKING MEJORES SYRAH” “RANKING MEJORES VINOS CASABLANCA”
- 93 Pts: LE CHARDONNAY GRAND VIN 2013 “RANKING MEJORES CHARDONNAY”
- 93 Pts: EL NOBLE 2011
- 93 Pts: L’ASSEMBLAGE GRAND VIN 2012
- 92 Pts: SAUVIGNON BLANC EXPRESION RESERVE 2013 “RANKING SUPER PREÇOS BRANCOS”
- 90 Pts: CHARDONNAY EXPRESION RESERVE 2012
- 90 Pts: SYRAH EXPRESION RESERVE 2013

JAMES SUCKLING
- 95 Pts: LE PINOT NOIR GRAND VIN 2011
- 94 Pts: TANAGRA 2011
- 93 Pts: PINOT NOIR EXPRESION RESERVE 2013
- 93 Pts: EL NOBLE 2011
- 92 Pts: LE CHARDONNAY GRAND VIN 2013
- 91 Pts: L’ASSEMBLAGE GRAND VIN 2012
- 91 Pts: SAUVIGNON BLANC EXPRESION RESERVE 2013
- 90 Pts: CHARDONNAY EXPRESION RESERVE 2012

DECANTER MAGAZINE:
- 4 STARS: SYRAH EXPRESION RESERVE 2013 “HIGHLY RECOMENDED”

http://clubdojeriel.com.br/as-altas-pontuacoes-dos-brancos-e-tintos-villard/

 

 
Página de 11  «   2 3 4 5 6 7 8  ›  »